
A agricultura familiar tem sido um motor de transformação para as mulheres da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade do Riacho do Caboclo (Asparc), em Presidente Tancredo Neves. Graças à iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que implantou quintais produtivos na comunidade, 30 famílias agora cultivam uma variedade de alimentos saudáveis e acessíveis.
Além de garantir a alimentação de suas próprias famílias, as agricultoras da Asparc têm a oportunidade de gerar renda através da comercialização dos produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Frutas, legumes e verduras frescas e livres de agrotóxicos, como banana, laranja, abóbora, chuchu, coco e hortaliças, compõem a cesta de alimentos que chega a 80 famílias em situação de vulnerabilidade social.

A distribuição dos alimentos é realizada em parceria com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), a Igreja Batista, a Pastoral da Criança, a Associação das Artesãs e Doceiras de Moenda e o Instituto IDEA.
Ednalva Lima, presidente da Asparc, celebra os resultados da iniciativa: “Antes, tínhamos que comprar tudo na cidade. Hoje, eu mesma produzo os alimentos, divido com meus filhos e ainda vendo para o PAA e o PNAE. É uma grande conquista!”