
A Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), em uma ação conjunta com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), deflagrou na manhã de terça-feira (15) a Operação SAC, desarticulando um esquema fraudulento de venda ilegal de cargos públicos em órgãos estaduais. A operação resultou na prisão de uma mulher suspeita de estelionato, que se passava por servidora pública para enganar as vítimas.
A suspeita, de acordo com as investigações, atuava com astúcia e premeditação. Fingindo ser servidora pública, ela utilizava uma camisa preta com a identificação de perito técnico para ter acesso aos órgãos públicos e assim, criar uma falsa aparência de autoridade. Através dessa farsa, ela convencia as vítimas de que poderia garantir-lhes um cargo público em troca de quantias em dinheiro.
As investigações, iniciadas há alguns meses, apontaram que a estelionatária já havia lesado mais de dez pessoas. As vítimas, enganadas pela falsa promessa de um cargo público, entregavam quantias significativas à suspeita, que, após receber o dinheiro, sumia sem deixar rastros.
Na manhã de terça-feira, a Deccor, com o apoio do MP-BA, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa da suspeita, localizada no bairro de Patamares. Durante a ação, foram encontrados diversos cartões bancários e celulares, que agora serão periciados pela polícia. A titular da Deccor, delegada Larissa Laje, ressaltou a importância da ação para combater esse tipo de crime e alertou a população para que tomem cuidado com promessas falsas de cargos públicos.