
Luiz Caetano (PT) foi eleito prefeito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no segundo turno das eleições municipais realizadas em 27 de outubro de 2024. Com mais de 50% dos votos, Caetano garantiu a vitória, tendo como vice-prefeita a Pastora Déa, do PSB.
Histórico Político
Caetano assume seu quarto mandato à frente da prefeitura de Camaçari, consolidando-se como um dos nomes mais experientes da política local. Seus mandatos anteriores ocorreram de 1985 a 1988 e de 2005 a 2012, onde foi reeleito consecutivamente.
Coligação e Apoio Partidário
A candidatura de Luiz Caetano foi sustentada pela Coligação da Mudança, que reuniu partidos como Avante, PSB, PSD, Solidariedade e Podemos. Ele também contou com o apoio das federações partidárias PT-PCdoB-PV e PSOL-Rede.
Contexto e Ineditismo do Segundo Turno
Esta eleição marcou a primeira vez que Camaçari realizou um segundo turno, uma novidade permitida pelo recente aumento no número de eleitores, que ultrapassou 200 mil pessoas. De acordo com a Constituição Federal, cidades com mais de 200 mil eleitores precisam de um segundo turno caso nenhum candidato atinja mais de 50% dos votos no primeiro turno.