
No sábado, 2 de novembro, uma operação coordenada no Conjunto Penal de Jequié, Bahia, apreendeu diversos equipamentos, incluindo 14 celulares, carregadores, chips e cabos de energia. A ação faz parte da Operação Aláfia, liderada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com o objetivo de coibir o uso de materiais ilícitos no presídio e, em última instância, reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no município.
A operação contou com o suporte de diversas agências, incluindo:
- Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e Diretoria de Segurança Prisional (DSP) da Seap.
- Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) e Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP).
- Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), além das Polícias Civil e Militar e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O material apreendido será analisado pelos setores de inteligência da Seap, do MP-BA e do DPT. As investigações visam identificar os responsáveis pela posse dos itens e compreender como esses objetos chegaram ao módulo de vivência “Presídio 1”. Essa triagem faz parte das ações preventivas para reforçar a segurança nas unidades prisionais e impedir a comunicação ilícita que pode contribuir para a prática de crimes fora do sistema penal.