
Na última quarta-feira, 23 de outubro, um avião de pequeno porte caiu durante uma tempestade em Santa Branca, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A aeronave pertencia à Abaeté Aviação, uma empresa de táxi aéreo com sede em Salvador, especializada em serviços de fretamento e aeromédico.
Vítimas
O acidente resultou em cinco mortos, todos moradores de Salvador, Bahia:
- Jefferson Rodrigues Ferreira: Comandante, natural de Guanambi (BA), casado, com 13 anos de experiência e 5 mil horas de voo.
- Sylvia Rausch Barreto: Médica, natural de Pedra Azul (MG), formada em 2020.
- Dulcival da Conceição Santos: Copiloto, de Simão Dias (SE), morava em Salvador, solteiro.
- Joseilton Borges: Mecânico, de Itapuã (Salvador), casado, com duas filhas, 17 anos de experiência.
- Erisson Silva da Conceição Cerqueira: Enfermeiro, baiano, casado, funcionário do Hospital Português.
Circunstâncias do Acidente
A aeronave, um Embraer-121 Xingu com oito assentos, estava em voo de Florianópolis (SC) para Belo Horizonte (MG) quando caiu às 18h39, após sumir dos radares. O piloto havia solicitado a mudança de rota devido ao mau tempo. Moradores locais relataram ter ouvido um ruído, seguido de uma explosão.
Operação de Resgate
O avião foi encontrado à noite em uma área de mata próxima a Paraibuna e Santa Branca. O Corpo de Bombeiros isolou o local até a chegada da Polícia Técnica Científica e do Cenipa, responsável por investigar acidentes aéreos.
Investigação
A caixa-preta da aeronave foi recuperada, mas, por ser um modelo antigo, grava apenas voz. A Polícia Civil está investigando as causas do acidente, e os corpos foram levados ao IML de São José dos Campos para autópsia.