
A Operação Hórus, lançada pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), teve início na terça-feira, 22 de outubro, com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo em Salvador e combater o crescimento da criminalidade, especialmente os crimes violentos letais intencionais e as ações de facções criminosas.
Para reforçar a segurança, a operação conta com um aumento de 120 policiais adicionais e cerca de 40 viaturas, incluindo o apoio de PMs vindos do interior da Bahia, que atuarão em regime de escala para fortalecer o efetivo da capital. As ações serão coordenadas com base em dados de inteligência policial, que apontam as regiões mais estratégicas da cidade.
Os agentes realizarão incursões e montarão pontos de bloqueio para prevenir crimes contra a vida, o patrimônio e combater o tráfico de drogas. O comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, afirmou que o aumento da ostensividade visa proporcionar maior tranquilidade à população. Já o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a integração das forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento à criminalidade.
A operação terá foco em áreas mais afetadas pela criminalidade, utilizando os recursos operacionais de maneira estratégica para preservar a ordem pública e reduzir os índices de violência na capital.