
Uma situação inusitada marcou as eleições municipais de domingo (6) em Ipiaú, no sul da Bahia. Dois candidatos a vereador, ambos do Partido Progressista (PP), tiveram um empate técnico, com 660 votos cada. De acordo com o Código Eleitoral, o critério de desempate é a idade dos candidatos, o que favoreceu Milton Cruz, conhecido como Picolé, de 53 anos. Com isso, ele garantiu a vaga na Câmara Municipal, deixando seu colega de partido Ivonilton Conceição, de 44 anos, fora da disputa.
O resultado surpreendeu os eleitores e os próprios políticos. “A ficha até hoje não caiu. Eu e Ivonildo somos muito amigos e eu queria que fôssemos eu e ele. Isso entrou para a história e eu espero que não aconteça mais porque é difícil você ter um colega e ele ficar de fora”, disse Milton, que foi reeleito.
Ivonilton, por sua vez, encarou a derrota com serenidade, destacando que agora é hora de continuar trabalhando. “É uma luta muito grande, tanto a minha quanto a dele, mas agora é trabalhar e seguir”, comentou o candidato.
O episódio acendeu o debate nas ruas de Ipiaú sobre a importância de cada voto em uma eleição, reforçando que cada eleitor faz a diferença. A Câmara Municipal de Ipiaú terá 13 vereadores, e a cidade será governada pela prefeita Laryssa Dias (PP), eleita com 57,4% dos votos.